segunda-feira, 31 de março de 2008

Originalidade é uma coisa linda

Não que eu seja viciada em Orkut nem nada parecido, longe de mim, claro, mas não é interessante de forma quase etnográfica analisar o que as pessoas escrevem lá? Perceber a forma como escrevem, as coisas que dizem, os absurdos que são capazes de fazer e, ouso dizer, como as pessoas são?

Uma coisa que chama minha atenção é o aparente desespero dos seres humanos de se mostrarem sinceros, amigáveis, verdadeiros e bons. Desative - ou não - seu visualizador de visitantes recentes, e passeie um pouco pelas páginas alheias. Talvez, nesse caso, olhar a sua própria página já resolva. Repare na parte pessoal de cada perfil, em especial o item "o que não suporto". Sabe quantas pessoas escreveram alguma resposta contendo as palavras falsidade, inveja, traição e mentira? É, nem eu, o que é uma pena, seria um dado legal. Mas é desnecessário esse apego com números, não?

"Falsidade e mentira", "inveja, falsidade e mentira", "falsidade e fofocas", "Falsidade, traição, inveja", "falsidade, egoísmo", "Mentira e falsidade", "Traição..Inveja..Falsidade", "falsidade, inveja", "FALCIDADE" (sic, obviamente, mas no Orkut quem se surpreende, não é mesmo?), "mentira, sinismo, falcidade..." (sic², a não ser que não suportar sinismo seja algum tipo de problema pessoal com qualquer um que seja obcecado por sinos. Nesse caso retiro a minha correção), e por fim uma resposta mais completa, "inveja, falsidade, mentira e traição".

Que bom e maravilhoso que tantas pessoas abominam tais atos e sentimentos! Agora, se todos colocarem alguma resposta similar, o mundo será um lugar mais bonito? Afirmar que não suporto mentiras automaticamente faz com que a humanidade acredite que eu, com toda a minha inocência, pureza e bondade, nunca, jamais menti, já que eu desprezo todo e qualquer ser pensante que já o tenha feito? Quem preenche o campo do perfil dessa maneira está deixando implícito, de alguma forma, que todos os que não o fizeram são pessoas falsas, invejosas, mentirosas e traidoras? E já não é esperado que as pessoas não sejam assim? É realmente necessária essa mesmice eterna?

Confesso que vez ou outra sou tomada por uma vontade quase incontrolável de escrever "inveja e falsidade" em 'paixões', e qualquer um desses inacabáveis clichês de 'paixões' na lista de coisas abomináveis.

Mas talvez eu seja simplesmente chata, e fim.

E o que eu não suporto?
No momento, plágio.

Nenhum comentário: